Translate

06 setembro, 2015

O que mais além de revolucionários ou grandes líderes? O que mais fora política?

Enquanto comentava sobre os grande líderes comunistas, eu escutava, pesquisava algumas coisas sobre, tinha contato com certas obras - obviamente que numa frequência muito menor, até porque eu também gosto de outras coisas - e o primeiro pensamento que me vinha sobre esses líderes é se eles eram poetas, pintores, músicos e qualquer outra coisa que fica despercebida. A figura deles é algo forte, autoritária, no entanto, o que existe além disso? 

O guerrilheiro Ernesto Che Guevara além de tocar instrumentos musicais escrevia poesias de esquentar o coração, mas não só ele como os que antecedem a ele. Poemas do cárcere do grande revolucionário Ho Chi Minh são simplesmente fantásticos, alguns deles me trazem o sentimento de paz, os momentos que descreverá não só dentro do cárcere, no entanto, a maneira como enxergava a natureza, os animais, as flores. Mao Tsé Tung também era poeta, e em algumas de suas poesias traços da natureza, em outras, a história da Revolução Chinesa. 

E Marx? O que eram aquelas cartas para Jenny? Muito melhores do que as cartas que Fernando Pessoa escreveu para Ophélia, acho que até entendo o porque dele dizer que as cartas de amor são ridículas, pois não seriam cartas de amor se não fosse ridículas, e embora, eu adore o Pessoa, aquelas cartas eram realmente ridículas de puro leite condensado que até causava tédio, mais me parecia uma xícara de café com 1kg de açúcar, contudo, as cartas de Marx para Jenny soavam numa dosagem certa e um romance, um amor que em palavras não é possível explicar, tanto que ele afundou após a morte de sua amada. Marx como pai brincava de teatro e de tantas outras coisas com as  suas filhas no parque, portanto, não era só política e só o Manifesto comunista. 

Nessa história de poesia se meteu até o Engels e Stálin, porque eles  também escreviam, embora, o Josef Stálin  tenha sido acusado de assassinar alguns poetas, informação que eu não sei se procede, a única que tenho conhecimento é  de um poeta que ele mandou matar por ter comparado seus bigodes com uma barata. 

Já de Lênin eu não conheço nenhuma poesia, contudo, grande poetas escreveram sobre ele, como Maiakóvski, Brecht e Neruda, fora vários pintores que retrataram a sua pessoa em inúmeros quadros. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário