Translate

27 maio, 2014

Auxiliares de limpeza e a sétima sinfonia com literatura

Francisca limpa o chão que ela pisa,
que eu piso,
chão de nosso trabalho.

Lourdes limpa a privada que ela usa,
que eu uso,
são os vasos sanitários da universidade.

Francisca fala de Clarice,
gosta do Machado,
e tem sempre um livro em mãos
feito cajado.

Na juventude escrevia poesia
disse que teve a vida sofrida
mas que os versos
sempre lhe trouxeram alegria.

E dona Chica
diz que o dinheiro é curto
mas não perde um teatro
pois peça gratuita tem lá no Céu
e ela assiste sempre com o seu
querido marido Dirceu.

Quando me encontra
atrás de um galpão
Francisca traz a cena do palco
em seu olhar
e rapidamente compreendo
que o cenário real de Chica
deveria ser em outro lugar.

Já a senhora Lourdes
canta em qualquer banheiro.
Dia destes estava eu
concentrada na urina
e de repente alguém entra
cantando Elis Regina.

E como tenho a curiosidade feito heroína
quis logo saber o que mais aquela pessoa cantava
fazendo faxina.

-Ah minha fia, aqui é Tim Maia, Rita Lee, reggae, forro,
e digo ainda mais prucê que qualquer coisa eu canto e danço,
porque é feito terapia que afasta a tristeza da vista da gente.

- Mas do que você gosta mais?

- Ah...eu gosto mesmo é do Beethoven!!!

- Então a senhora curte música clássica?

( meus olhos brilharam e o sorriso dela alargou)

- Opá ...é minha preferida, moça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário