Translate

24 maio, 2012

Ver-(E)go-nha


A vergonha não esconde a miséria , mas fala da era sem fome com dignidade.
Eu duvido.
Declara entender o que é desumano , porém não compreende o que é humano.
Não tem medo de contar mentiras e nem de sujar as mãos com sangue .
Lava o rosto com champagne , toma banho com dinheiro
E supostamente vai salvar o Brasil ,
Eu duvido.

A vergonha concentra a população com milagres que até Jesus dúvida .
São promessas líquidas para acordos desastrosos
Que diz que faz e só diz e não faz nada
Argumenta com leis o dever ser , sem saber o que é ‘ser’
Que sente como gente , mas mente.
Eu não duvido .

A vergonha não quer “estatizar” problemas
Julga-se herói do bem fazer ;
Este corrompido , camuflado pela sede de lucrar um pouco mais
Que não é Estado .
É qualquer “coisa” com abuso de poder no lugar errado.
A ensaiar discursos para um povo calado
Ao contar piadas para aqueles que riem , mas não abrangem .
Eu não duvido .

A vergonha está na saúde , educação
Junto a pobreza
Nos olhos de quem tem Nação sem ação .
Nas músicas que retratam nossa situação
Em imagens que mostram a formação
De pessoas que esperam em lentidão
Atitude sem manifestação
Por culpa da violação
Eu não duvido .

A vergonha dos descalços descasos
De periferias em guias de asfalto
Da comida retirada do lixo
Ao chão uma esmola de abrigo
Um grito , um choro e uma vida.
Quantas são?
Eu não duvido .





Vamos celebrar nossa bandeira 
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos o hino nacional 
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solidão...



2 comentários:

  1. Revelações que não estão encobertas.

    Como disse Millor Fernandes:
    "Em Brasília o que vale é a reciprocidade; Uma mâo suja a outra". rs

    Show!!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau Fê, também andei lendo seus textos, tem muito seu jeito neles, muito bons!
    Este, em especial, me deixou intrigada, deve ser seu cunho altamente político. Altamente discutível. Muito bom!
    Bjos

    ResponderExcluir